quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Os Benefícios do Ovo

Você sabia que comer ovo no café da manhã ajuda a emagrecer? Saiba o que esse alimento tem de melhor e como prepará-lo de diferentes maneiras.

 

Uma pesquisa feita pela Universidade de Caxias do Sul comprovou que o ovo de codorna tem 38% de gordura a mais que os outros. Já a diferença das proteínas e do colesterol é insignificante entre os vários tipos de ovo “Se você tiver condições de fazer a aquisição de um ovo orgânico, este eu aconselharia. A quantidade de hormônio dela e menor”, alerta.
Todo ovo tem ácido fólico, uma vitamina que combate a anemia, reduz o risco do mal de Alzheimer, previne doenças cardíacas, derrames e ainda ajuda controlar a hipertensão.
Comer ovos todos os dias no café da manhã pode até ajudar a emagrecer. É que ele tem uma proteína que aumenta a sensação de saciedade, ou seja, a gente demora mais a sentir fome.
Mas se você for comer ovo na hora do almoço não coloque carne no prato. A soma do colesterol do ovo e da carne é um excesso para uma mesma refeição “O ovo realmente ele é muito rico em colesterol, a gente sabe que ele aumenta o colesterol ruim, o LDL, mas aumenta também o colesterol bom. Alguns estudos mostraram inclusive que o ovo possui algumas substâncias que dificulta a absorção do colesterol de outras fontes, então trazendo algum benefício pro nosso dia a dia, daí ter saído do papel de vilão”, comenta Marcio Kalil, cardiologista.
Para os cardiologistas mesmo quem tem colesterol alto pode comer ovo até quatro vezes por semana. “Cozido, de preferência, que não vai ter nenhum problema no seu controle”, afirma o cardiologista.

 Como preparar um Ovo de Várias Maneiras

Ponto do ovo cozido

Colocar o ovo na água fervente. Se você gosta dele mais mole deixe por 5 minutos. Pra quem gosta mais durinho, nove minutos. Para a casca não quebrar, coloque uma colher de sopa de vinagre na água.


Ponto do ovo frito
No fogo alto o ovo frita mais rápido e a gema fica mais mole. No fogo mais baixo, ele frita mais lentamente e a gema fica mais durinha. Segundo os nutricionistas, a gema deve ficar um pouco mole. Use pouco óleo para fritar.você pode susbstituir o óleo pela margarina fica bem sequinho uma delicia.


Ovo frito na água (pochê)
Coloque pouca água numa frigideira antiaderente. Esquente-a até quase ferver. Quebre-o sobre a água. Abafe e deixe “fritar”.


Ovo cocote
Quebre numa vasilha, coloque numa tigela de porcelana untada com manteiga e leve para cozinhar em banho-maria, por 5 a 6 minutos. Fica com a gema cremosa.


Ovo cocote ao cremeFaz da mesma forma que o cocote, mas acrescente o creme de leite.

Ovos nevados
2 litros de leite
1 lata de leite condensado
Cravo
Deixar esta mistura engrossando .quando estiver encorpada acrescentar :
5 claras batidas em neve com 5 colheres de açucar .

Vá colocando as claras, às colheradas, no creme em fogo baixo até cozinhar dos dois lados. Retire as claras e coloque numa travessa.
Bata as gemas com açúcar e coloque no caldo até endurecer as gemas. Quando estiver frio coloque por cima das claras

Nenhum comentário:

Postar um comentário